Proibição do TikTok nos EUA faz buscas sobre VPN dispararem

Proibição do TikTok nos EUA faz buscas sobre VPN dispararem

O anúncio de que os Estados Unidos vão proibir o TikTok no país gerou mobilização entre os usuários e criadores de conteúdo na plataforma. De acordo com o site TechRadar, a busca por serviços de VPN disparou no último fim de semana, em uma movimentação que não é vista como uma coincidência.

Para começar, o Google Trends registrou um enorme aumento de interesse em buscas envolvendo TikTok e serviços de VPN. Além disso, empresas que oferecem plataformas de navegação por redes privadas, como a NordVPN, também detectaram uma procura até 15% maior de usuários vindos dos EUA.

A partir de uma VPN usuários que estão em países em que o TikTok foi o será banido, como EUA e Índia, podem mudar a localização da conexão para uma região em que o app segue em funcionamento. Deste modo, é possível utilizar e postar na plataforma sem problemas. Há serviços pagos e gratuitos nesse segmento, com diferentes recursos adicionais e camadas de proteção.

Do outro lado

Esse tipo de rede privada é bastante utilizado na própria China, país de origem da desenvolvedora ByteDance, a dona do TikTok. Por lá, várias páginas e redes sociais populares do outro lado do mundo são proibidas oficialmente.

Em relação à proibição, ela nem pode acontecer de fato: a Microsoft é uma das interessadas em adquirir parte dos negócios da empresa chinesa, o que aliviaria a pressão sobre a rede social mobile.

Compartilhe isto!